Avião da força aérea Brasileira parte para trazer brasileiros do Líbano
Publicado em 2 de outubro de 2024 às 15:50
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), designado para a Operação Raízes do Cedro, decolou na manhã desta quarta-feira (2) da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, com destino a Beirute, no Líbano. A aeronave KC-30 fará uma escala em Lisboa, Portugal, com um tempo de voo previsto de 9h20 do Brasil até a capital portuguesa.
Atualmente, o Líbano abriga a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, com cerca de 21 mil pessoas. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), aproximadamente 3 mil brasileiros expressaram o desejo de deixar o país devido à intensificação das operações militares das Forças Armadas de Israel. Este número refere-se às pessoas que buscaram a Embaixada do Brasil em Beirute para solicitar repatriação.
Desde o dia 17, os ataques aéreos israelenses em várias regiões do Líbano resultaram na morte de mais de 1 mil pessoas, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais, além de milhares de feridos. A situação em Beirute é descrita como “tensa e terrível” por brasileiros que permanecem na região, com risco de um conflito em larga escala.