Trump demite funcionários de Biden pelas redes sociais
Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 14:35
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recém-empossado, causou controvérsia nesta terça-feira (21) ao anunciar a demissão de quatro altos funcionários do governo anterior pelas redes sociais. Utilizando uma linguagem direta e característica, ele afirmou: “Vocês estão demitidos”, em uma atitude pouco comum para líderes de Estado.
De acordo com o portal Metrópoles, os exonerados incluem José Andres, do Conselho Presidencial de Esportes, Fitness e Nutrição; Mark Milley, do Conselho Consultivo Nacional de Infraestrutura; Brian Hook, do Wilson Center for Scholars; e Keisha Lance Bottoms, do Conselho Presidencial de Exportação.
Trump justificou as demissões ao afirmar que os servidores não estariam alinhados com sua visão de “Make America Great Again”. Segundo ele, essa atitude serve como um “aviso oficial” para outros membros da gestão anterior.
O ato repercutiu amplamente, tanto pela inusitada forma de anúncio, feita nas redes sociais, quanto pelo impacto político, visto que as mudanças atingem figuras de relevância em conselhos estratégicos.