Governo Federal estuda viabilidade de “Transnordestina turística” ligando Bahia e Piauí

Governo Federal estuda viabilidade de “Transnordestina turística” ligando Bahia e Piauí

O Governo Federal está analisando a possibilidade de criar uma linha ferroviária turística para passageiros, apelidada de “Transnordestina turística”, que conectaria estados do Nordeste, como a Bahia e o Piauí. A proposta foi mencionada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em entrevista ao Diário do Nordeste.

A ideia é criar um trem de passageiros que sairia de Teresina (PI), passaria pelo Maranhão e seguiria pelo litoral nordestino até Salvador (BA). O objetivo principal seria impulsionar o turismo regional.

“Você passaria a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas no Nordeste brasileiro. Então seria um ganho para todos, em vez de os estados competirem entre si”, destacou Freitas.

A implementação do projeto depende de estudos de viabilidade econômica e demanda. Segundo Elmano, o custo de um trem de passageiros é elevado, o que exige análise detalhada para atrair investidores e justificar o investimento.

Uma das possibilidades seria aproveitar a infraestrutura da ferrovia Transnordestina, atualmente projetada para o transporte de cargas, que conectará Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE). O governador apontou que adicionar vagões de passageiros aos trens de carga seria uma solução viável e econômica.

 

Compartilhar Post