Rui Costa tem reunião no Senado em meio a desgaste entre Planalto e Congresso; saiba motivo
Publicado em 29 de abril de 2024 às 12:33
Em meio aos desgastes entre o governo do presidente Lula (PT), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi escalado para ir ao Senado detalhar um dos principais programas do Palácio do Planalto.
De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, o ex-governador da Bahia deve ir à Comissão de Infraestrutura do Senado nesta terça-feira (30) para falar sobre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A ida de Rui Costa ao Senado foi do presidente da Comissão, o senador Confúcio Moura (MDB), que defende a necessidade de fiscalização do Novo PAC, que deve ter um investimento de R$ 1,7 trilhão. Segundo o parlamentar, menos de 10% das obras da primeira versão do projeto foram concluídas e “25% na segunda versão (a partir de 2010). “Tal quadro não poderá se repetir nessa nova versão, sobretudo considerando a atual situação fiscal do país”, defende o senador.
Além das obras do PAC, Rui Costa também deve ser questionado sobre como estão as negociações com o governo do Paraguai sobre o Tratado de Itaipu.
Em 2023, o Congresso havia aprovado a prorrogação do acordo. O presidente Lula chegou a vetar o texto, mas teve o veto derrubado em dezembro. Na última quinta-feira (25), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, atendeu ao pedido do presidente e suspendeu a medida. Agora, o plenário virtual da Suprema Corte vai decidir se mantém a decisão de Zanin.