A morte do papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (22) comoveu o mundo e trouxe à tona diversas curiosidades sobre o funcionamento do Vaticano, entre elas: o papa recebe um salário?
A resposta é não. Assim como outros chefes de Estado, o pontífice tem suas despesas cobertas, mas não recebe uma remuneração fixa. Em entrevista no documentário “Amém: Perguntando ao Papa” (2023), Francisco explicou: “Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas não me preocupo com isso, pois sei que serei alimentado de graça.”
A prática segue uma tradição ligada ao voto de pobreza, especialmente entre os membros da Companhia de Jesus, da qual Francisco fazia parte. Mesmo papas que não são jesuítas não recebem um salário, de acordo com normas históricas da Santa Sé. Em 2001, o Vaticano confirmou que nenhum pontífice recebe pagamento regular, ao comentar rumores sobre possíveis rendimentos de João Paulo II.
As despesas pessoais do papa, como moradia, alimentação e vestimentas, são integralmente custeadas pelo Vaticano. Além disso, o líder da Igreja Católica é responsável por administrar fundos destinados a obras de caridade em todo o mundo.