Inconsistências no orçamento e risco do não cumprimento de metas pelo governo preocupa mercado

Inconsistências no orçamento e risco do não cumprimento de metas pelo governo preocupa mercado

O mercado financeiro operou tenso no começo desta semana, com alta do dólar e tombo da bolsa de valores em meio a críticas sobre as contas públicas.

Ao mesmo tempo, os juros futuros, referência para os empréstimos ao setor produtivo, têm avançado. Com isso, os investimentos ficam mais caros.

O estopim da confusão no mercado foi a divulgação, pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento, de mais um relatório bimestral de receitas e despesas, na sexta-feira (20).

Embora tenha sido registrado um aumento nos gastos obrigatórios (previdência, por exemplo), a melhora na projeção de receitas permitiu liberar despesas dos ministérios que estavam bloqueadas.

A avaliação do mercado é que o bloqueio de R$ 2,1 bilhões, com a reversão de contingenciamento, liberando ao todo R$ 1,7 bilhão para gastos, porém, colocam em dúvida o atingimento da meta de 2024 — de zerar o rombo fiscal.

A preocupação está na dificuldade da equipe econômica de entregar a meta fiscal deste ano, que já havia sido externada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Compartilhar Post