Velha amizade
Publicado em 15 de maio de 2024 às 14:12
– É vc mesmo? Lá de Itapajipe? Fomos colegas no colégio Luís Tarquínio. Você era o craque da bola.
– Agora lembrei. Você é o irmão de Hormísida, que namorou com o primo do dono da barraca de côco na praia da Boa Viagem.
Entre uma memória e outra a conversa fluía, cada um dos interlocutores recordando um fato ainda mais inusitado da adolescência e juventude vividas por ambos na península itapajipana, na cidade baixa em Salvador da Bahia.
Efetivamente os dois protagonizaram episódios que marcaram a história remota de ambos e outros tantos que então compunham o grupo dos amigos de bola, de praia e de farras. Muitas alegrias e doces recordações aqueciam os corações daqueles idosos, a cada episódio resgatado do baú da memória.
Antes que as lembranças ameaçassem se esgotar, ambos declinaram a condição de aposentados e fanáticos torcedores, um do Bahia e o outro do Vitória, cada qual defendendo a absoluta capacidade do próprio time em ser vencedor do próximo campeonato. Apostas feitas, a alegria do reencontro perdurava, até que as eleições próximas passadas ocuparam a cena e cada qual revelou em quem havia votado para presidente da república em outubro de 2022.
Um silêncio sepulcral se instalou e nada mais foi dito ou perguntado. O Uber chegou no tempo exato para selar o afastamento literal dos velhos amigos, que se despediram friamente, com um formal aperto de mãos e sem sequer uma troca de contato.
Autor: Padre Alfredo Dorea
*Padre Alfredo Dorea (@padre.alfredo) é um anglicano amante da vida, da solidariedade e da justiça social. Com os movimentos populares, busca superar todo preconceito e discriminação. Gosta de escrever e se comunicar.