TRE-BA realiza auditoria de sistemas eleitorais e uma novidade do “Filômetro”; saiba mais
Publicado em 4 de outubro de 2024 às 14:13
Nesta sexta-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador, realizou audiências de verificação dos sistemas eleitorais Transportador e JE-Connect, que são responsáveis pela transmissão dos Boletins de Urna (BUs). Esses sistemas garantem que os dados sejam enviados de um ponto de transmissão remoto ou Cartório Eleitoral para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A auditoria incluiu a conferência das assinaturas digitais do sistema Transportador, instalado nos computadores dos Cartórios Eleitorais, com as assinaturas digitais dos pen drives do Kit JE-Connect, que transmitirão os resultados no dia das eleições. A etapa foi acompanhada por partidos políticos, candidatos e diversas entidades, reforçando a transparência do processo.
O analista judiciário do TRE-BA, Jaime Barreiros Neto, informou que a preparação das urnas já está em andamento.
“O TRE-BA está começando a organizar os locais de votação, sinalizando-os para orientar os eleitores. Amanhã, as urnas serão distribuídas para os locais de votação em todo o estado da Bahia”, explicou.
Com cerca de 11 milhões de eleitores, a Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do país. Barreiros destacou que o processo de votação é seguro e que as urnas funcionam sem conexão com a internet, eliminando o risco de ataques hackers.
“A preparação das urnas é amplamente fiscalizada, o que reforça a confiabilidade do sistema eletrônico de votação”, ressaltou.
Além disso, um projeto piloto chamado “filômetro” está sendo testado pelo TRE-BA. A ferramenta permitirá que os eleitores acompanhem o fluxo de votação e o tempo médio de espera nos locais de votação.