Doação de Órgãos: Entenda como funciona lista de espera

Doação de Órgãos: Entenda como funciona lista de espera

No dia 27 de setembro é lembrada a importância da doação de órgãos com o “Dia nacional da Doação de Órgãos”, que visa trazer conscientização para o assunto e o incentivo para esse ato.

Com a aproximação dessa importante data, o BNewsresolveu explicar como funciona uma lista de espera por um órgão e como uma doação pode fazer a diferença na vida de uma pessoa em estado crítico.

Uma fila de espera funciona com base em critérios técnicos, utilizando da tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão. Quando há a compatibilidade, o órgão é ofertado de acordo com a ordem de chegada dos pacientes apontados como prioridade.

Vale ressaltar que os números de doação de órgãos cresceram em 24% de acordo com dados levantados pela Secretaria da Saúde do Estado. No primeiro semestre de 2024, foram realizadas 499 doações o que representa o aumento de 24% comparado ao primeiro semestre de 2023.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana,chegou a celebrar a ocasião. “O aumento no número de captações demonstra que o esforço do Governo do Estado tem trazido resultados positivos. Não posso deixar de agradecer aos familiares que autorizaram que estas doações fossem realizadas, isso ajuda a salvar vidas”, declarou.

Compartilhar Post