Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade .
Aceitar
Liga da Notícia
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
    • Sergipe
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Economia
  • Denúncia
  • Polícia
Reading: Voluntariado
Compartilhar
Font ResizerAa
Liga da NotíciaLiga da Notícia
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Economia
  • Denúncia
  • Polícia
Buscar
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
    • Sergipe
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Economia
  • Denúncia
  • Polícia
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Voluntariado
ArtigoDestaque

Voluntariado

Rafael Albuquerque
Última atualização: 5 de julho de 2024 09:45
Rafael Albuquerque
Compartilhar
7 Min Leitura
Compartilhar

Fazer voluntariado é dedicar parte do próprio tempo e energia ao serviço das outras pessoas, teoricamente sem qualquer compulsão e sem almejar nada em troca. A ação voluntária é coessencial à vida; é uma necessidade humana fundamental. 
Para algumas pessoas o voluntariado é uma escolha de vida, para outras uma vocação, para outras ainda uma forma de dar algo, não só aos outros, mas sobretudo a si próprias.
Fazer voluntariado significa então não apenas trabalhar para pessoas, mas com pessoas, dentro da sua e de outras comunidades. Significa colocar as próprias competências à disposição de outras pessoas, sobretudo as mais vulneráveis.

O voluntariado não é um dever, como pagar impostos. É uma necessidade, a necessidade de se entregar às outras pessoas.

As ações humanas podem ter diferentes motivações: há pessoas que agem por interesse, se se movimentam dentro do regime de mercado; outras por dever, se se enquadram na categoria de estado; outras ainda por amor, ágape ou sua mais nobre expressão de amor fraterno e desinteressado, se for voluntária.

Tudo faz crer que ajudar os outros pode ser um modo decididamente mais eficaz de fazer o bem, especialmente para si mesmo. Pode ser natural pensar, de fato, que a atividade de se dedicar a ajudar pessoas possa ser um benefício apenas para aqueles a quem esta ação se dirige, mas um estudo trouxe à luz uma verdade completamente nova, que poderia estimular as pessoas a se lançarem com maior dedicação às atividades voluntárias.

Um estudo publicado no Journal of Psychosomatic Research, realizado numa amostra da população do Reino Unido, demonstrou que o voluntariado ou as atividades de caridade reduzem os efeitos da dor física na capacidade de trabalho das pessoas. A referida análise destacou que a dor física é uma das principais razões pelas quais as pessoas vão ao pronto-socorro no Reino Unido e é conhecida por impactar negativamente a qualidade de vida de uma pessoa, incluindo sua saúde mental, produtividade no trabalho, as relações com a família e no local de trabalho. Mas a solução para este problema parece ser mais simples do que o esperado: a investigação sugeriu de fato que o voluntariado em qualquer organização ou a dedicação à solidariedade reduz os efeitos da dor física nas diversas nuances da vida quotidiana, como o trabalho.

De acordo com aquele estudo, os comportamentos pró-sociais (voluntariado) estão ligados a benefícios diretos para a saúde mental e física: podem de fato criar emoções positivas poderosas, reduzir humores negativos como o stress e podem influenciar positivamente o físico, inibindo a dor. Um resultado que poderá levar muitas pessoas a considerar a possibilidade de dedicar parte do seu tempo aos outros, conscientes do benefício direto que as atividades pró-sociais podem trazer não só para a comunidade, mas também para si próprias.

Além de afastar a depressão, o voluntariado faz aumentar a autoestima e melhorar o bem-estar geral; dedicar-se aos outros também prolongaria nossas vidas. Os mecanismos subjacentes a esta afirmação ainda estão sendo estudados: alguns investigadores dizem que os voluntários ganham mais anos com o movimento corpóreo e por estarem mais ao ar livre;outros dizem que os benefícios físicos derivam da satisfação mental, com atividade cerebral que influencia tanto o sistema imunológico como o metabolismo, com resultados positivos, repercussões na saúde de todo o organismo, até à sua longevidade. Em suma, o voluntariado parece ser uma injeção de otimismo e bem-estar que faz bem ao corpo e à mente de quem o realiza.

Com tantas razões a seu favor, é natural que muitas pessoas se apressem por exercer alguma atividade voluntária.

Acolhendo tantos voluntários e voluntárias do Brasil e do mundo, nas Organizações da Sociedade Civil onde temos atuado, fazemos memória de experiências acumuladas e que habitualmente partilhamos com quem nos busca no afã de fazer uma atividade voluntária.

O voluntariado deveria ser uma ação prazerosa também para quem o exerce. Buscar a atividade mais próxima do que lhe apraz pode ser determinante para o sucesso da ação a ser desenvolvida.

“É no chacoalhar da carroça que as abóboras se ajeitam”. Vá com calma; não tenha pressa em fazer. Observe, escute, conviva e “pari passu” vá descobrindo, junto ao público que você escolheu, a melhor maneira de o servir. Peça licença para chegar com o seu serviço e saber, reconhecendo e valorizando os serviços e saberes já ali presentes, muito antes da sua chegada e que permanecerão (quiçá aprimorados) depois da sua partida.

O seu serviço será uma oferta livre e gratuita, mas que seja exercida com responsabilidade e compromisso. O que for estabelecido entre você e o público de atuação, deverá ser cumprido. Sem atrasos, sem faltas injustificadas, sem alterações que interfiram na rotina daquele grupo que o acolheu na ação voluntária. O seu compromisso de voluntariado fará parte da sua agenda.

A presença da pessoa voluntária não deve onerar a Instituição ou comunidade que a acolhe para este serviço. Ideal seria que a presença de voluntários e voluntárias fosse ocasião para aqueles grupos se beneficiarem, para além das atividades desenvolvidas pelos voluntários e voluntárias, com novas ações e doações, fruto de uma generosidade que tem a bela mania de se proliferar sem fronteiras.

 

Autor: Padre Alfredo Dorea

*Padre Alfredo Dorea (@padre.alfredo) é um anglicano amante da vida, da solidariedade e da justiça social. Com os movimentos populares, busca superar todo preconceito e discriminação. Gosta de escrever e se comunicar.

Policial de folga impede assalto no Comércio; duas pessoas ficaram feridas

Bahia tem números alarmantes nos últimos 10 jogos da temporada

Lula adota medidas após uso do Bolsa Família em apostas por famílias pobres

Ação ‘Camisinha Tá na Mão’ segue neste domingo (1º) no Ferry Boat e na Barra

Translação via Pix volta a funcionar após instabilidade

Compartilhe este artigo
Facebook Email Print

Categorias

Mundo

94 Artigos

Brasil

540 Artigos

Saúde

97 Artigos

Política

588 Artigos

Cidades

124 Artigos

Entretenimento

885 Artigos
- Anúncio-
Ad image

Notícias em alta

DestaqueSalvador

Homem morre após ser atacado por cobra em rio de Cajazeiras VI, em Salvador

25 de fevereiro de 2025
DestaqueEntretenimento

Primeira traição de Gracyanne teria sido com ex-empresário de Belo

22 de abril de 2024
DestaqueEntretenimentoJustiçaPersonalidades

Luísa Sonza ‘mostra bunda’ para provar que é brasileira após ser confundida com ‘gringa’

24 de janeiro de 2025
DestaqueEsportes

Fábio Mota confirma interesse do Vitória em meia-atacante colombiano; saiba quem

22 de janeiro de 2024
DestaqueEntretenimento

De casal? Preta Gil curte festival com ‘O Kannalha’ e aumenta rumores de romance; veja foto

25 de março de 2024
Denúncia

Embasa explica licitação milionária para obra em Lauro de Freitas

3 de maio de 2024

Notícias Relacionadas

BahiaDestaqueEsportesPersonalidadesSalvador

Torcida organizada do Vitória faz reunião com diretoria e cobra elenco por má fase na temporada

16 de abril de 2025
DestaquePersonalidades

Contas da família de Deolane foram encerradas após movimentação de R$ 7,9 milhões via 1.180 Pix

26 de setembro de 2024
DestaqueEntretenimentoJustiça

Show de Bell Marques no Carnatal foi marcado na presença de spray de pimenta nos foliões;confira

7 de dezembro de 2024
DestaqueEsportes

Vitória estreia na Copinha com grandes promessas em busca do título

2 de janeiro de 2025

Siga-nos nas redes sociais

Instagram Facebook Youtube
Liga da Notícia

Fale com a Redação

  • redacao@ligadanoticia.com.br
  • (71) 98725-7346

© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados – Feito com ❤ por R2 Sites

adbanner
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok