Google desativa sistema de alerta de terremotos no Brasil após alarme falso
Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 16:15
O Google anunciou a desativação temporária do sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil após um alarme falso na madrugada desta sexta-feira (14). A notificação equivocada foi enviada para usuários dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, alertando sobre um suposto tremor na região de Ubatuba (SP).
Em nota, a empresa pediu desculpas pelo incidente e afirmou que está investigando as causas do erro. “Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, declarou o Google.
O sistema do Android funciona como uma rede de sensores, utilizando os acelerômetros dos celulares para detectar vibrações e enviar alertas em caso de tremores de magnitude a partir de 4,5 na escala Richter. No entanto, a notificação emitida nesta sexta-feira não teve fundamento.
O Google reforçou que o serviço não substitui sistemas oficiais, como os alertas da Defesa Civil, e que já funcionou corretamente em outras ocasiões, como no terremoto registrado em São Paulo, em junho de 2023. A empresa segue monitorando o ocorrido para evitar novas falhas.