A polícia italiana divulgou que cerca de 140 mil pessoas lotaram a Praça de São Pedro e ruas próximas para acompanhar o funeral do Papa Francisco, realizado neste sábado. O religioso faleceu no último dia 21, em decorrência de insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC), com agravamento por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2.
Segundo o Vaticano, cerca de uma hora antes do início da cerimônia, a Praça de São Pedro, que comporta 40 mil pessoas, já estava praticamente lotada. Estima-se que outras 100 mil pessoas ocuparam a Via della Conciliazione e vias adjacentes.
O funeral contou com a presença de 50 chefes de Estado e governo, entre eles o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente americano Donald Trump, além de 10 monarcas e 130 delegações estrangeiras.
A cerimônia começou com uma antífona e um salmo em latim, seguindo a tradição litúrgica da Igreja. O Coro da Capela Sistina entoou o Salmo 64: “A vós se devem o louvor, ó Deus, em Sião; em Jerusalém vos serão cumpridos os votos.”
O caixão de madeira e zinco foi lacrado na sexta-feira e levado à Praça de São Pedro diante do altar.
Entre os fiéis, a emoção era forte. A equatoriana Maria Neli Ante, residente em Roma, chegou à praça às 17h30 para garantir seu lugar próximo à cerimônia. “Vim porque queria estar perto do Papa, viver essa experiência única e ver de perto o amor imenso que as pessoas têm por ele, especialmente muitos jovens”, relatou.