Urgente! Macron dissolve parlamento e convoca eleições antecipadas na França
Publicado em 9 de junho de 2024 às 21:52
O presidente da França, Emmanuel Macron, dissolveu o parlamento do país e convocou eleições legislativas antecipadas, depois que uma pesquisa de boca de urna mostrou que seu partido, Renascimento, deve ser derrotado pela oposição de extrema direita nas eleições parlamentares europeias no domingo (9). Com isso, os franceses vão às urnas em 30 de junho e 7 de julho.
O presidente fez o anúncio na noite deste domingo (09). “Depois de ter realizado as consultas previstas no artigo 12.º da nossa Constituição, decidi dar-vos novamente a escolha do nosso futuro parlamentar através da votação. Estou, portanto, dissolvendo a Assembleia Nacional esta noite. Assinarei dentro de momentos o decreto que convoca as eleições legislativas que se realizarão em 30 de junho para a primeira volta e em 7 de julho para a segunda”, declarou o Chefe de Estado num discurso televisionado após o anúncio dos resultados.
O resultado da votação europeia “não é um bom resultado para os partidos que defendem a Europa”, insistiu, notando que a extrema direita alcançou “quase 40% dos votos emitidos” em França. “A ascensão de nacionalistas e demagogos é um perigo para a nossa nação, mas também para a nossa Europa, para o lugar da França na Europa e no mundo”, acrescentou.
O candidato de extrema direita francês, Jordan Bardella, de 28 anos, obteve entre 31,5% e 32,4% dos votos, seguido de longe pela candidata de situação Valérie Hayer (15,2%) e pelo socialista Raphaël Glucksmann (14% a 14,3%), de acordo com estimativas.