Prefeito Bruno Reis anuncia medidas emergenciais e preventivas para mitigar efeitos das chuvas em Salvador
Publicado em 28 de novembro de 2024 às 17:45
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, reuniu secretários e gestores de órgãos municipais do Sistema de Proteção e Defesa Civil nesta quinta-feira (28) para definir ações emergenciais e novas medidas preventivas contra os impactos das fortes chuvas que atingem a cidade.
Entre as medidas imediatas, destacam-se a construção de contenções de encosta na Rua Amargosa, localizada entre Pernambués e Saramandaia, e em outras duas áreas da cidade. A Prefeitura também dará início à segunda etapa das obras de drenagem no bairro, com a primeira fase em andamento na Rua Santo Antônio de Pádua, que impediu alagamentos recentes.
Além disso, está sendo realizado um levantamento para identificar outras áreas da cidade que necessitam de intervenções e quantificar as famílias afetadas por alagamentos e deslizamentos, para que possam receber auxílios emergenciais.
Bruno Reis destacou a importância de apoiar as famílias afetadas: “O mais importante neste momento é o apoio às famílias. Aqueles que estão nas unidades de acolhimento agora irão para o aluguel social. Os que sofreram com alagamentos receberão auxílio emergencial para recompor seus pertences, com um benefício que pode chegar a até três salários mínimos”, afirmou.
Durante a reunião, foi apresentado um balanço das ocorrências causadas pelos temporais desde o último final de semana. Em alguns locais, como San Martin, o acumulado de chuvas superou 460 mm, mais de quatro vezes o volume esperado para o mês. A Codesal recebeu mais de 600 solicitações de emergência em apenas cinco dias.
O prefeito reforçou a necessidade de continuar investindo em recursos para garantir a segurança da cidade. “Estamos trabalhando em diversos projetos e obras em execução, e vamos seguir investindo para tornar Salvador cada vez mais segura e tranquila para quem vive aqui”, completou Bruno Reis.
Sosthenes Macêdo, diretor geral da Codesal, detalhou os protocolos adotados pela Defesa Civil, com equipes em campo para vistoria de situações de emergência e risco, além de inspeções geotécnicas em pontos críticos da cidade.