O Tenente-coronel do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Brumado, Élson Cristóvão Santos Pereira, está sendo acusado de assédio sexual e moral contra uma major e outras policiais da corporação. As denúncias, reveladas pelo site Correio da Bahia, foram registradas em novembro de 2024 e, em janeiro deste ano, resultaram na abertura de uma sindicância na Corregedoria da PM. Após a repercussão, Élson foi exonerado do cargo.
Os relatos começaram a circular em grupos de mensagens no dia 22 de novembro. Cinco dias depois, as policiais prestaram depoimentos à promotora Daniela de Almeida, do Ministério Público da Bahia. Segundo as vítimas, o oficial fazia elogios constrangedores aos corpos das policiais femininas (Pfem), inclusive na presença de colegas homens, com comentários sobre pernas, coxas e lábios, em clara conotação sexual.
Além disso, as denúncias afirmam que, após recusas a convites para encontros pessoais, Élson passou a desqualificar o trabalho das policiais em público, configurando assédio moral.
Entre as vítimas está uma major lotada na Coordenadoria de Suporte Operacional. Inicialmente elogiada profissionalmente, ela passou a ouvir comentários como: “Sua malhação está fazendo efeito”, “Como você está cheirosa”, e “Suas pernas estão grossas, hein”. Em outro episódio, durante um curso de capacitação, ao falarem sobre o uso de perucas para disfarce, o ex-comandante teria dito: “Vocês não, vocês eu quero sem peruca na minha casa”.
As denúncias também apontam tentativa de acobertamento. Segundo a reportagem, o subcomandante do batalhão, Marcelo Souza Lima, teria sugerido à major “tirar do tempo” as denúncias para proteger a imagem do comando, embora várias situações tivessem ocorrido em sua presença.
Apesar das acusações, após ser exonerado em dezembro, Élson Pereira foi transferido para o Departamento Pessoal da PM, como coordenador técnico. Com passagens anteriores pela 14ª CIPM (Lobato) e 31ª CIPM (Valéria), em Salvador, o tenente-coronel afirmou ao Correio da Bahia que tudo relacionado à sua vida profissional “vem recebendo o trato institucional”.