Carpini valoriza empate contra o Cuiabá: “Antes da vitória é melhor não perder”
Publicado em 6 de junho de 2024 às 10:26
Pela briga dos desesperados da zona de rebaixamento, Cuiabá e Vitória empataram em 0 x 0 na Arena Pantanal, em confronto válido pela 2ª rodada do Brasileirão, anteriormente adiada devido a disputa do Dourado na Copa Verde. Após a partida, o técnico Thiago Carpini afirmou que o Vitória mostrou evolução dentro da ideia de jogo e valorizou o empate.
“Se nós não tivéssemos conquistado esse ponto estaríamos lamentando o resultado da rodada anterior, quando deixamos escapar o resultado em um confronto direto, um adversário [Atlético-GO] que vai brigar na mesma prateleira que o Vitória. Sabíamos que o primeiro passo para o Vitória era ajustar alguns pontos dentro das ideias que estão sendo passadas por essa comissão, isso requer tempo, e a gente sabe que esse tempo e paciência precisam estar acompanhados do resultado. Antes da vitória é importante não perder. Antes de fazer gols, é preciso não tomar mais. Temos sete jogos na competição, sofremos 13 gols, nós passamos para eles [jogadores] que depende de como vamos enxergar o copo, eu prefiro meio cheio. Não perder fora de casa, somar pontos e não sofrer gols. É um trabalho gradativo, de recuperação durante toda a competição. Não se define nada hoje, mas passa por hoje e é importante pontuar”, iniciou o treinador.
Em seguida, o comandante pontuou que o clube fará um campeonato visando a manutenção para Série A do próximo ano.
“O Vitória vai fazer uma competição de sobrevivência. Começamos muito mal em termos de pontuação e para tirar essa diferença na Série A é como foi o jogo de hoje, lutando, guerreando, nos organizando, aproveitando oportunidades de janela, valorizando cada ponto conquistado. É não deixar um adversário direto como o Cuiabá se distanciar na tabela. Na partida de hoje o ponto foi mais válido para nós do que para o adversário, que é uma equipe que não condiz com a posição na tabela, assim como também não condiz com a posição de tabela, mas são as circunstâncias da competição”.
Por fim, Carpini falou sobre a escalação escolhida para começar a partida, com um esquema com três atacantes.
“Claro que tem muitas coisas que a gente faz em circunstâncias do jogo e determinada partida que nem tudo é o que a gente pensa e acredita de futebol. Temos que usar aquilo que a gente tem para circunstância e evento. Eu não posso ter uma escalação ousada, eu tenho que somar. Preciso recuperar os meus atletas emocionalmente, recuperar os atletas tecnicamente em relação a ideia de jogo que está sendo proposta”, afirmou ele, antes de completar:
“Nós viemos para o jogo com alguns desfalques em relação a última partida, e talvez se a gente tivesse somado um ponto contra o Atlético-GO estaríamos lamentando menos essas situações das rodadas anteriores. Estamos tentando ajustar o que temos de melhor dentro do que entendemos no dia dia e vai ser o melhor para o Vitória dentro da competição. Respeitamos as opiniões, mas temos que avaliar os fatos como eles são. Talvez o que poderíamos ter feito de diferente? Acho que a estratégia foi a melhor”, finalizou.