Tecnologia 5G é liberada em todos os municípios brasileiros
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 15:35
As operadoras de telefonia estão oficialmente autorizadas a ativar o sinal 5G em todos os 5.570 municípios do Brasil, após a conclusão da limpeza da faixa de frequência de 3,5 GHz, essencial para a tecnologia. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) no último dia 26, e a liberação do sinal ocorreu nesta segunda-feira (2).
Antes da chegada do 5G, a faixa de 3,5 GHz era ocupada por serviços de radiodifusão e TV aberta via satélite, especialmente antenas parabólicas que operavam na Banda C, cuja faixa de frequência vai de 3,7 GHz a 6,4 GHz, próxima à do 5G.
Nos últimos anos, a Anatel executou um trabalho em duas frentes: a migração da Banda C, que resultou na desocupação de 1.482 estações satelitais profissionais, incluindo as utilizadas por emissoras, instituições de ensino a distância e a Aeronáutica, e a instalação de filtros em antenas parabólicas para reduzir interferências. Além disso, cerca de 4,3 milhões de kits de conversão foram distribuídos gratuitamente a famílias de programas sociais federais que dependem de parabólicas tradicionais para acessar TV aberta.