O papa Francisco surpreendeu os fiéis ao aparecer na missa de Domingo de Ramos, celebrada neste domingo (13), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A presença do pontífice, que se recupera de uma pneumonia bilateral, não era esperada. Mais de 40 mil pessoas acompanharam a cerimônia, que marca o início da Semana Santa para os católicos.
“Bom Domingo de Ramos! Boa Semana Santa”, saudou Francisco ao público presente. Embora tenha participado da celebração, sua presença nas demais cerimônias da Páscoa ainda é considerada incerta, segundo o Vaticano.
Durante a homilia, lida por um assessor, o papa expressou gratidão pelas orações recebidas durante seu período de enfermidade e destacou a importância da fé e da solidariedade em tempos difíceis.
— Irmãs e irmãos, agradeço muito pelas orações de vocês. Neste momento de fraqueza física, me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus. Eu também rezo por vocês — diz um trecho do pronunciamento divulgado pela Santa Sé.
Francisco também prestou solidariedade às vítimas do desabamento de uma estrutura em Santo Domingo, capital da República Dominicana, ocorrido recentemente
Que Deus receba em sua paz as vítimas do desabamento e conforte seus familiares — declarou.
O papa, de 87 anos, esteve internado por 38 dias no Hospital Gemelli, em Roma, onde tratou uma pneumonia que afetou os dois pulmões. Ele recebeu alta no último dia 23 de março. A recuperação do líder da Igreja Católica vem sendo acompanhada de perto por fiéis e pela imprensa internacional.