Morre ex-presidente dos EUA, aos 100 anos
Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 15:25
O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter faleceu neste último domingo (29), em Plains, na Geórgia, ao lado de sua família, conforme informou o Carter Center. Carter, que tinha 98 anos, era o ex-presidente mais longevo dos EUA após George H. W. Bush, que faleceu em 2018, aos 94 anos.
Jimmy Carter foi presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981, destacando-se por sua defesa dos direitos humanos e pela intermediação dos Acordos de Camp David, em 1978. O tratado, considerado central para seu legado, envolveu negociações entre o Egito e Israel, promovendo a paz na região.
Após deixar a presidência, Carter fundou o Carter Center ao lado de sua esposa, Rosalynn, com o objetivo de promover a democracia, monitorar eleições e reduzir doenças nos países em desenvolvimento. Sua dedicação à Habitat for Humanity também tornou-se um marco em sua vida pós-política.
Em 2002, Carter foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços em prol da justiça e da paz global. Apesar de ter superado um câncer no cérebro em 2015, enfrentou problemas de saúde nos anos seguintes, que o afastaram de suas atividades públicas, como ministrar aulas na escola dominical de sua cidade natal.