O Parque Linear, localizado em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, foi cenário de um possível crime ambiental no último dia 12 de abril. Moradores da região denunciaram a morte de diversos animais no local, entre eles quatro coelhos, dois porquinhos-da-índia, jabutis e patos. A principal suspeita é de envenenamento, o que gerou revolta e comoção na comunidade.
O espaço verde, que ocupa quase 100 mil metros quadrados na área da Bacia do Pojuca, passou por revitalização realizada pela Prefeitura e se tornou um ponto de convivência e preservação ambiental. Os animais, segundo os moradores, foram colocados no parque por pessoas da vizinhança, que também se responsabilizavam pela alimentação e cuidados com eles.
Em entrevista ao portal BNews, o comerciante Zanata Silva, morador do bairro Papagaio, afirmou que ainda há 22 patos, dois casais de gansos e 18 jabutis vivendo no parque. Ele se mostrou consternado com a situação.
“Não sabemos quem foi. Com certeza isso aconteceu durante a madrugada, pois estivemos aqui durante a noite. Aqui não tem câmera de segurança, mas vamos pedir para instalar para inibir essas ações. Há um crime por trás disso, e esperamos que a justiça seja feita”, declarou.
Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou investigações em andamento. Moradores cobram das autoridades medidas de segurança e apuração rigorosa do caso.