Manutenção interrompe abastecimento de água em 24 bairros de Salvador
Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 15:45
Nesta quinta-feira (23), o fornecimento de água foi interrompido em cerca de 24 bairros de Salvador devido a uma manutenção preventiva eletromecânica realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final do dia, com o abastecimento sendo retomado gradativamente e a normalização completa em até 36 horas.
Apesar das estimativas, atrasos podem ocorrer, causando transtornos aos moradores. De acordo com o advogado Welerson Peixoto Gomes, em enterevista ao portal BNews, consumidores podem buscar abatimentos nas contas de água em casos de interrupções prolongadas ou não comunicadas previamente.
“A recomendação inicial é tentar resolver administrativamente junto à Embasa, solicitando o abatimento proporcional no valor da conta pelos dias sem fornecimento. Caso o pedido seja negado, é possível ingressar com uma ação judicial para garantir os direitos do consumidor, além de possíveis reparações por danos morais”, explica o especialista.
Além disso, o consumidor tem direito ao fornecimento alternativo, como carro-pipa, em situações de interrupções prolongadas. Segundo a Embasa, esse serviço pode ser solicitado pelos canais de atendimento, com prioridade para hospitais, postos de saúde e escolas.
Bairros afetados
- Liberdade (Parte)
- Engomadeira Jardim Inácio
- Curuzu (Parte)
- Beiru/Tancredo Neves (Parte)
- Santa Mônica
- Arenoso (Parte)
- Sussuarana
- IAPI (Parte)
- Saboeiro (Parte)
- Nova Sussuarana
- Pero Vaz (Parte)
- Narandiba (Parte)
- Novo Horizonte
- Cabula (Parte)
- Barreiras (Parte)
- São Gonçalo (Parte)
- Arraial do Retiro
- Resgate
- Retiro (Parte)
- Pernambués
- Calabetão (Parte)
- Saramandaia
- Mata Escura (Parte)
Para emergências ou informações, a Embasa disponibiliza atendimento pelo site, aplicativo, e telefone 0800 0555 195.