Corrida de São Silvestre: A última grande prova do ano reúne atletas de todo o mundo em São Paulo

Corrida de São Silvestre: A última grande prova do ano reúne atletas de todo o mundo em São Paulo

Nesta terça-feira (31), a 99ª edição da tradicional Corrida de São Silvestre acontece na Avenida Paulista, em São Paulo, reunindo um recorde de mais de 37 mil corredores. Considerada o maior evento urbano de corrida da América Latina, a competição de 15 quilômetros, que teve sua estreia em 1925, reúne atletas profissionais e amadores, com destaque para os corredores africanos, que dominam a prova.

A largada está prevista para às 07h25 (horário de Brasília) e o trajeto passará por diversos pontos turísticos da cidade, com encerramento no mesmo local. O clima, com previsão de chuvas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode ser um desafio adicional para os atletas.

A competição tornou-se internacionalizada ao longo dos anos. Desde 2006, os brasileiros não vencem entre as mulheres e desde 2010 entre os homens. Os corredores africanos, principalmente os quenianos, dominam o evento, com 12 vitórias consecutivas. No ano passado, as campeãs foram a queniana Catherine Reline Amanang’ole (49m54s) e o campeão Timothy Kiplagat (44m52s).

Neste ano, o Quênia busca manter sua hegemonia, com atletas como Wilson Too (2º colocado na Meia Maratona de Bilbao 2024) e Nicolas Kosgei (campeão da Maratona de São Paulo 2024) entre os favoritos na prova masculina. Na elite feminina, as quenianas Agnes Keino, Cynthia Chemweno, Salome Chepchumba, Vivian Kemboi e Viola Kosgei competem para ampliar ainda mais a liderança do país nas últimas 15 edições da competição.

Atletas de outros países como a etíope Kasanesh Base, a colombiana Laura Morales e a ugandesa Emily Chebet também são destaques na corrida feminina. Os brasileiros, que ficaram fora do pódio na edição do ano passado, tentam recuperar o destaque, com Johnatas de Oliveira Cruz e Kleidiane Barbosa Jardim liderando o pelotão nacional

Compartilhar Post