O carro do deputado federal Sargento Portugal (Podemos-RJ) foi alvo de seis disparos de arma de fogo nesta quinta-feira (17), durante uma ação criminosa na Favela de Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O veículo, que é blindado, protegia o parlamentar e o motorista, que saíram ilesos.
Segundo o próprio deputado, em entrevista à TV Globo, ele se dirigia à comunidade para a inauguração de um projeto social quando o ataque aconteceu. “Assim que a gente entrou na comunidade, já tinha dois elementos de fuzil. A nossa reação foi virar pra esquerda. Nessa, o carro foi sendo alvejado. Ainda veio um carro atrás efetuando mais disparo até a gente sair da comunidade”, relatou.
Ainda não está claro se o parlamentar, que também é policial militar, foi alvo de um atentado ou se o caso se tratou de uma tentativa de roubo. “Prefiro deixar a cargo das investigações. Prefiro confiar nas autoridades competentes para concretizar isso, que eu mesmo quero saber o que aconteceu”, afirmou.
A 36ª Delegacia de Polícia (Santa Cruz) está investigando o caso. A região é alvo de uma violenta disputa entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho, que tentam retomar o controle da comunidade, dominada pela milícia desde 2018.
Essa não foi a primeira vez que o deputado foi atacado. Em janeiro deste ano, Portugal relatou ter sido alvo de disparos no Jardim Clarice, na Gardênia Azul, também na Zona Oeste, enquanto gravava vídeos sobre a atuação do tráfico. “Graças a Deus esses policiais vieram de imediato e graças a eles eu não fui alvejado”, disse, à época, nas redes sociais.