O Carnaval de Salvador 2025 atraiu cerca de 11 milhões de baianos e turistas aos três principais circuitos da festa, considerando os dias oficiais e o Pré-Carnaval. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Um dos destaques foi a segurança do evento, que não registrou nenhuma morte violenta dentro da folia. Além disso, 55 foragidos da Justiça foram detidos com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial, incluindo suspeitos de roubo, tráfico de drogas, furto e dívida de pensão alimentícia. As forças de segurança também prenderam 48 pessoas em flagrante e localizaram três desaparecidos.
A SSP apontou ainda uma queda nos crimes contra o patrimônio, com redução de 33% nos roubos e 32% nos furtos. Equipes de inteligência monitoraram 37 pessoas com tornozeleira eletrônica nos circuitos, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
Nos Portais de Abordagem, cerca de cinco mil itens proibidos, como facas e tesouras, foram recolhidos, evitando possíveis crimes.
A segurança também foi bem avaliada pelos foliões: segundo pesquisa da Ouvidoria da SSP, 85% dos entrevistados relataram sensação positiva de segurança, e 90% aprovaram a atuação das Forças Policiais e do Corpo de Bombeiros. O projeto Ouvidoria Itinerante também esteve presente nos carnavais de bairros como Rio Vermelho, Cajazeiras, Itapuã e Periperi.