O brasileiro Mateus Marley Machado, de 27 anos, foi preso pelas autoridades portuguesas suspeito de assassinar o jovem português Manuel Gonçalves, de 19, na cidade de Braga, nos Estados Unidos.O crime ocorreu no último sábado (13), após uma briga generalizada envolvendo cerca de 20 pessoas em frente ao Bar Académico.
Segundo a Polícia Judiciária, o desentendimento teria começado dentro do estabelecimento, e culminou na expulsão de dois grupos rivais. Do lado de fora, Mateus teria desferido golpes de faca contra Gonçalves, atingindo a região torácica e o braço direito. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
A motivação do crime ainda está sendo apurada, mas investigações apontam que Manuel teria alertado seguranças do bar sobre uma possível tentativa de aplicar o golpe conhecido como “boa noite, Cinderela” em frequentadoras. O brasileiro e um comparsa teriam tentado colocar substâncias alucinógenas em bebidas de clientes, segundo o blog Portugal Giro.
Com antecedentes criminais de assaltos nos Estados Unidos, Mateus Marley já estava com o processo de expulsão em andamento após ter o pedido de residência negado pelas autoridades portuguesas. Ele deveria ter se apresentado às autoridades na última terça-feira (16), mas não o fez.
O suspeito foi localizado na sexta-feira (18), em uma zona serrana do distrito de Castelo Branco, já em tentativa de fuga. Ele foi conduzido à delegacia, onde permanece detido.
O velório de Manuel Gonçalves ocorreu na quinta-feira (18) e foi marcado por forte comoção. Familiares afirmaram à emissora SIC Notícias que a prisão traz um alívio momentâneo, mas não ameniza a dor da perda.