Uma falha elétrica de grandes proporções atingiu moradores de Portugal e de outros países da Europa na manhã desta segunda-feira (28). Segundo relatos nas redes sociais, o apagão também afetou a França, Polônia e Finlândia, além de provocar problemas em linhas telefônicas e semáforos em toda a Península Ibérica.
De acordo com informações da SIC Notícias, a situação causou transtornos graves em diversas áreas essenciais. Pessoas ficaram presas dentro de vagões de metrô e hospitais enfrentam dificuldades com a falta de energia elétrica. Algumas universidades, como o Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, já operam exclusivamente com o auxílio de geradores.
A Red Eléctrica, operadora do sistema elétrico espanhol, confirmou a falha e informou que foram acionados planos emergenciais de fornecimento em colaboração com outras empresas do setor. “As causas estão sendo apuradas e todos os recursos foram mobilizados para solucionar o problema”, declarou a companhia em nota.
O apagão atinge um momento delicado para o continente, aumentando ainda mais a preocupação com a infraestrutura crítica e o impacto sobre serviços básicos.