O prefeito de Santa Bárbara, município do centro-norte baiano, Edifrâncio Oliveira (PSD), anunciou o cancelamento do tradicional São João da cidade. A decisão foi divulgada através das redes sociais da Prefeitura e surpreendeu parte da população local.
Segundo o gestor, os recursos que seriam destinados à festa junina — cerca de R$ 3 milhões — serão utilizados na aquisição de um terreno às margens da BR-116, onde será implantado o Polo Industrial de Santa Bárbara. A cidade é conhecida como a Capital do Requeijão e tem pouco mais de 20 mil habitantes.
“Se eu comprar a área industrial da cidade, não tenho condição de fazer o São João. E se eu fizer o São João, não tenho condição de pagar o Polo Industrial de Santa Bárbara, que trará o crescimento e desenvolvimento para nossa cidade”, justificou Edifrâncio.
O novo espaço deve gerar aproximadamente 400 empregos diretos, fomentando o desenvolvimento econômico local. Apesar do cancelamento do São João, o prefeito garantiu a realização de outros eventos culturais tradicionais ao longo de 2025.