Operação contra tráfico e violência em Salvador começou nesta quarta-feira (15)
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 13:20
Sob o comando da Polícia Civil da Bahia, a Operação Proteger – Fase 1 foi deflagrada nesta quarta-feira (15), em Salvador. A ação contornou o cumprimento de 27 mandatos de busca e apreensão em áreas críticas, incluindo os bairros de Tancredo Neves, Arenoso, Engomadeira e Pernambués, conhecidos como redutos de organizações criminosas. Coordenada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), a operação visa enfraquecer redes de tráfico e reduzir a violência.
Entre as ações de maior impacto, destacou-se a desativação de um laboratório de drogas no bairro da Engomadeira, onde foram encontrados materiais usados na fabricação de entorpecentes. No Complexo Penal Masculino de Salvador, dois celulares usados por líderes criminosos para coordenar atividades ilícitas foram apreendidos. Outros quatro aparelhos foram localizados em diferentes pontos da cidade, totalizando seis celulares confiscados.
Além disso, as investigações em busca em celas próximas no presídio e no cumprimento de quatro mandatos de prisão contra indivíduos envolvidos em crimes graves. Esses esforços refletem o objetivo de facções criminosas desarticulares e contribuem para a redução dos índices de homicídios e outros delitos. A operação reuniu 120 agentes das forças de segurança, com reforço de unidades especializadas, como a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), o Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM) e o Departamento de Inteligência Policial (DIP). A mobilização sinaliza o início de uma série de ações planejadas para 2025, reafirmando o compromisso da Polícia Civil em proteger, servir e cuidar da população.