Três pessoas são presas por furto de energia em Alcobaça
Publicado em 13 de dezembro de 2024 às 17:15
Na última terça-feira (10), três pessoas foram presas por furto de energia em Alcobaça, no Extremo-Sul da Bahia, após uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a entrega Neonergia Coelba. As ligações clandestinas foram descobertas em fazendas de mamão e café no município.
De acordo com a Coelba, foram apreendidos três transformadores e cabos de energia usados para fornecer eletricidade de forma irregular às propriedades. A energia recuperada na ação foi superior a 1 milhão de quilowatts/hora, suficiente para abastecer o município de Caravelas por cerca de 15 dias.
Além da multa pelo consumo não faturado, os responsáveis pelas fazendas poderão ser condenados a até oito anos de prisão, nos termos do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que classifica o furto de energia como crime.
O gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo, destacou a importância das ações de combate ao furto de energia, explicando que elas visam garantir a segurança da população e evitar interferências no fornecimento. “Essas operações também devolvem aos cofres públicos os impostos que foram evitados devido à prática fraudulenta”, afirmou.