Lula destaca a COP30 como “última chance” para evitar ruptura climática em discurso na Cúpula do G20

Lula destaca a COP30 como “última chance” para evitar ruptura climática em discurso na Cúpula do G20

Em seu discurso na sessão de encerramento da Cúpula do G20, nesta terça-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um alerta crucial sobre as mudanças climáticas. Ele afirmou que a próxima edição da Cúpula das Nações Unidas, em 2025, será a última oportunidade para evitar uma “ruptura climática irreversível” no planeta. O evento, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, será sediado em Belém, capital do Pará.

Lula enfatizou a importância do encontro em seu discurso na abertura da terceira sessão de debates no G20, destacando que a COP30, que ocorrerá em 2025, será a “última chance” de evitar uma crise climática irreversível.

“Não podemos adiar para Belém a tarefa de Baku (COP29). A COP30 será nossa última chance de evitar uma ruptura irreversível no sistema climático. Conto com todos para fazer de Belém a COP da virada”, afirmou o presidente.

Além disso, o presidente fez críticas à ineficiência das promessas de financiamento para o combate às mudanças climáticas feitas no Acordo de Paris.

Lula lembrou que, embora os países desenvolvidos tenham se comprometido a investir bilhões de dólares, pouco foi efetivamente aplicado para enfrentar a crise climática. “Enquanto estamos aqui, nossos representantes estão em Baku negociando uma nova meta de financiamento climático.

Não há ambição que se sustente sem meios de implementação. Em Paris, falávamos em uma centena de bilhões de dólares por ano, que o mundo desenvolvido não cumpriu. Hoje, falamos em trilhões. Esses trilhões existem, mas estão sendo desperdiçados em armamentos, enquanto o planeta agoniza”, completou o presidente.

Compartilhar Post