Governador Jeronimo Rodrigues confira avanços do VLT e da Ponte Salvador-Itaparica; saiba detalhes
Publicado em 4 de novembro de 2024 às 13:56
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou nesta segunda-feira (4) o papel do Tribunal de Contas da União (TCU) no andamento do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador. Segundo o governador, a aquisição de trens do Mato Grosso (MT) foi um passo importante para o empreendimento, que enfrenta atrasos, avança com previsão de operação em 2026.
“Já temos trilhos. No ano que vem, com fé em Deus, vocês verão trilhos sendo montados para o VLT do Subúrbio, e depois, as outras etapas até Piatã. Espero que até o final de 2025, ou início de 2026, já tenhamos trens em fase de testes rodando nesse VLT”, afirmou o governador.
Jerônimo também publicou um processo semelhante de intermediação realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a Ponte Salvador-Itaparica. Ele explicou que o TCE está ajudando a mediar as negociações entre o Governo do Estado e o consórcio chinês responsável pelo projeto, que foi impactado pelos aumentos de custos durante a pandemia.
O governador espera que, ainda esta semana, haja um avanço nas negociações e novidades que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá se encontrar com o presidente da China, Xi Jinping, em novembro. A expectativa é que as sondagens do projeto da ponte sejam concluídas até março de 2024.