Candidatos já gastaram R$ 1 bilhão em materiais de campanha para as eleições municipais de 2024
Publicado em 4 de outubro de 2024 às 15:15
De acordo com dados parciais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatos às eleições municipais de 2024 já utilizaram R$ 922 milhões em recursos públicos para a produção de materiais de campanha, como panfletos e adesivos.
Até a última quinta-feira (3), o montante investido em materiais impressos chegou a R$ 697 milhões, enquanto R$ 225 milhões foram destinados a adesivos.
Esses valores superam em quase sete vezes o total gasto com impulsionamento digital, que ficou em R$ 143 milhões, mesmo com o uso crescente de celulares para acesso à internet por cerca de 160 milhões de brasileiros.
Uma novidade para esta eleição é o pagamento via PIX, utilizado para custear R$ 10,2 milhões em materiais impressos e R$ 2,2 milhões em adesivos. Os candidatos têm até o dia 16 de novembro para prestar contas sobre os gastos dos dois turnos das eleições.