Ministério de Minas e energia avalia retorno do Horário de Verão
Publicado em 11 de setembro de 2024 às 16:30
O Ministério de Minas e Energia está considerando a volta do horário de verão como uma estratégia para reduzir os impactos da atual crise hídrica no setor elétrico. A medida ainda está em análise e dependerá de uma decisão política do governo, conforme confirmou o ministro Alexandre Silveira em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (11).
Silveira,explicou que o horário de verão poderia ajudar a aliviar a pressão sobre o sistema elétrico em um “momento realmente crítico”, causado pela seca prolongada, o forte calor e o elevado consumo de energia durante o horário de pico. Embora a medida não resulte em uma economia significativa de energia, ela poderia ajudar a gerenciar o pico de consumo, que geralmente ocorre no início da noite, quando a geração de energia solar diminui e a produção eólica aumenta.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também apoiou a ideia, destacando que o horário de verão “pode ser uma boa alternativa para poupar energia” e enfatizando a importância de “evitar desperdícios” e “realizar campanhas” de conscientização.