Funcionários iniciam greve nos três hospitais da Santa Casa em Itabuna
Publicado em 18 de março de 2024 às 10:14
Trabalhadores dos hospitais Calixto Midlej Filho, São Lucas e Manoel Novaes, em Itabuna, deflagaram greve, nesta segunda-feira (18), para cobrar o pagamento dos salários de fevereiro, que deveriam ter sido pagos até o dia 7 de março. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos em Saúde de Itabuna e Região (Sintese), Raimundo Santana, apenas 30% dos colaboradores não paralisaram as atividades, cumprindo exigência legal.
Responsável pelas unidades, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna afirmou ao PIMENTA que depende de repasses financeiros da Prefeitura de Itabuna para pagar os salários. A direção da SCMI alegou, na sexta-feira passada (15), que buscava agendamento de reunião com a secretária de Saúde do município, Lívia Mendes Aguiar, para tentar resolver o impasse.
Também procurada pelo site, a Prefeitura argumentou que não é possível estabelecer nexo causal entre a dívida do município com a Santa Casa e o atraso dos salários dos empregados da instituição filantrópica, pois os hospitais não são totalmente dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo Municipal informou que, neste mês, fez repasse de R$ 2,1 milhões à SCMI e que administra dívida histórica, herdada de gestões anteriores.
Fonte: Pimenta Blog
Foto: Sintese