Salvador completa 476 anos: História, desafios e identidade cultural de uma cidade em constante reinvenção

Salvador completa 476 anos: História, desafios e identidade cultural de uma cidade em constante reinvenção

Salvador comemora 476 anos neste sábado (29). Fundada em 1549 por Tomé de Sousa, a primeira capital do Brasil nasceu à beira da Baía de Todos os Santos e se consolidou como um dos centros históricos e culturais mais importantes do país.

O professor de História, Iure Barros, destaca que a cidade foi fundada com uma localização estratégica voltada para a exportação de pau-brasil e outras atividades econômicas. “A sua construção se deu com a participação de diversos povos, europeus, africanos e indígenas, e ao longo do tempo, essa relação passou de pacífica para conflituosa, estabelecendo redes de segregação entre as diferentes culturas”, explicou.

Luzimeia Guimarães, moradora de Salvador há 62 anos, lembra com carinho dos seus momentos vividos na cidade e fala com orgulho da sua identidade baiana. Já a paulista Tatiana Loureiro, que se mudou para Salvador ainda criança, descreve o encantamento que sente pela capital baiana e sua cultura vibrante.

Apesar da beleza e do patrimônio histórico, Salvador enfrenta desafios urbanos e sociais. A arquiteta e urbanista Nykacia Santos aponta que o crescimento urbano e o foco no turismo muitas vezes deixam de lado questões essenciais como infraestrutura básica, desigualdade social e ocupação desordenada.

O historiador Iure Barros também chama a atenção para as desigualdades sociais presentes na cidade. “É preciso que esses problemas sejam enfrentados de forma ampla, para que a cidade seja inclusiva não só para turistas, mas também para os seus moradores”, afirmou.

A urbanista destaca que revitalizações em áreas históricas trouxeram segurança e atraíram turistas, mas também provocaram gentrificação e aumento do custo de vida para moradores locais.

Salvador, ao completar 476 anos, continua enfrentando o desafio de equilibrar sua rica herança cultural com o desenvolvimento urbano, inclusão social e preservação de sua identidade única. Informações do portal BNews.

Compartilhar Post