Marca baiana cria chapéus de formatura para cabelos afro
Publicado em 11 de abril de 2024 às 09:20
Em parceria com a marca de cosméticos Vult, a grife baiana Dendezeiros criou uma campanha para inspirar e incentivar pessoas negras a se formarem e seguirem seus sonhos. Vendo a dificuldade de usar os capelos, espécie de chapéu usado pelos universitários na cerimônia de colação de grau, as marcas se uniram para criar modelos adaptáveis para pessoas com cabelos afro.
A campanha #RespeitaMeuCapelo é uma ideia criada com o apoio da universidade Zumbi dos Palmares, na capital paulista, e da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), em Itabuna, após perceberem que pessoas negras precisam mudar os cabelos para usarem os chapéus, seja nas fotos ou na própria formatura.
Os designs dos capelos da Vult com a Dendezeiros variam. Um deles é composto com hastes, como se fossem pentes, que se encaixam aos mais variados cabelos. Outro tem uma abertura na parte de cima, para cabelos no estilo black power, por exemplo. Para quem usa tranças, há um chápeu preso com um laço na parte de trás da cabeça.
A campanha vai disponibilizar cerca de mil unidades de capelos para estudantes que estão com formaturas previstas para o segundo semestre deste ano das instituições parceiras do projeto.