Governo da Bahia anuncia R$ 15 Milhões para o programa “Ouro Negro 2025”
Publicado em 2 de outubro de 2024 às 13:34
Na manhã desta quarta-feira (02), o governo da Bahia anunciou, na sede da Secretaria de Cultura, o edital do programa Ouro Negro 2025, que destinará R$ 15 milhões para apoiar desfiles de blocos afro, afoxés, samba, reggae e blocos de índio durante as festas populares do estado.
O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, ressaltou a importância de ajustar os horários de saída dos blocos afros no circuito do Carnaval, buscando respeitar a identidade cultural e a organização do evento. Essa proposta está sendo discutida em parceria com o Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar).
“Precisamos respeitar a identidade e a vontade desses blocos, assim como a organização do Carnaval, mas, sobretudo, reforçar que a preservação e valorização dessas entidades culturais é responsabilidade de todos nós”, afirmou Monteiro.
O secretário também destacou o empenho da Secretaria em promover um Carnaval mais democrático. Desde o ano 2023, o Governo do Estado tem se envolvido ativamente em fóruns que discutem o futuro do Carnaval, buscando uma abordagem mais inclusiva.
“Da nossa parte, a disposição é total para o diálogo e para uma construção coletiva. O Governo do Estado entende sua responsabilidade com o Carnaval. Muitas coisas são responsabilidade da prefeitura, mas queremos fazer isso de forma dialogada com todos os setores, desde donos de camarotes até os cordeiros e vendedores ambulantes”, concluiu.