X retorna ao Brasil com manobra técnica que dificulta bloqueio judicial

X retorna ao Brasil com manobra técnica que dificulta bloqueio judicial

O X (antigo Twitter) está novamente acessível no Brasil após uma manobra técnica que alterou os endereços de IP dos servidores da rede social. A plataforma de Elon Musk contratou um serviço da Cloudflare, conhecido por funcionar como um “escudo”, que embaralha o registro do site e torna mais complexa a tarefa de bloqueá-lo, segundo especialistas.

 

Basílio Rodríguez Perez, conselheiro da ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), explicou ao jornal O Globo que a rede social passou a operar com novos IPs da Cloudflare, dificultando a restrição do acesso. “O X passou a funcionar com um novo software, que não está mais usando os IPs da rede social, mas da Cloudflare. Não é uma coisa simples de bloquear. Eles fizeram uma modificação para tornar o bloqueio muito mais difícil”, afirmou Perez.

 

Essa mudança significa que, caso as operadoras de internet tentem restringir o acesso à plataforma, há o risco de comprometer o funcionamento de outros serviços importantes no Brasil, como sistemas de bancos online.

A rede social havia sido retirada do ar no país após uma decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem fazia parte de uma série de ações contra a disseminação de conteúdos considerados ilegais ou desinformativos. Desde então, a empresa não possui mais representantes legais no Brasil, o que dificultou a comunicação e o cumprimento das decisões judiciais.

Com a adoção dessa nova tecnologia, as barreiras impostas ao acesso do X no Brasil podem se tornar mais complexas de serem mantidas pelas autoridades.

 

 

Compartilhar Post