Veja a programação completa da festa de Bom Jesus dos Navegantes

Veja a programação completa da festa de Bom Jesus dos Navegantes

As celebrações em honra ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem, que somam mais de dois séculos de história, terão início no próximo dia 27 de dezembro em Salvador. Este ano, o tema escolhido é “Fraternidade e Ecologia Integral”, unindo expressões de fé a reflexões sobre cuidado com a criação.

Organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, o evento começará com a tradicional alvorada e queima de fogos às 6h, seguida pelo hasteamento da bandeira às 7h e uma oração às 7h30. Em um clima de devoção e tradição, a lavagem do templo marcará o encerramento da programação matutina. Já à noite, às 19h, será celebrada a Missa de Envio, dando início oficial aos festejos.

Nos dias seguintes, de 28 a 30 de dezembro, sempre às 19h, o tríduo preparatório aprofundará aspectos religiosos e reflexivos, destacando subtemas como “Esperança na salvação pela fé”, “Nossa Senhora, estrela e guia dos evangelizadores” e “Nossa terra, nosso lar: vivendo a Ecologia Integral”.

Programação:

No último dia do ano, 31 de dezembro, a partir das 9h, a Galeota Gratidão do Povo conduzirá a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes em um dos momentos mais emocionantes dos festejos. À tarde, às 15h, o Arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa de embarque na Matriz da Paróquia, seguida pela tradicional procissão marítima, que levará a imagem até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 1º de janeiro de 2025, o Cardeal Dom Sergio da Rocha celebrará a Missa às 8h na Basílica Santuário, antes de uma procissão terrestre que seguirá até o píer da Capitania dos Portos. Simultaneamente, às 10h30, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, haverá uma Celebração Eucarística especial.

Por volta do meio-dia, acontece o simbólico encontro entre as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ponta do Humaitá. Em seguida, a procissão terrestre retomará o histórico trajeto por Monte Serrat e as ruas da Boa Viagem e Imperatriz até a Matriz da Paróquia, selando um momento de união, tradição e renovação espiritual.

Compartilhar Post