Prazo para saque do abono salarial PIS-Pasep 2024 termina nesta sexta-feira (27)

Prazo para saque do abono salarial PIS-Pasep 2024 termina nesta sexta-feira (27)

rabalhadores que ainda não retiraram o abono salarial do PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, têm até esta sexta-feira (27) para realizar o saque. Após o prazo, os valores não retirados serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de acordo com as regras do programa.

Embora ainda seja possível resgatar o benefício posteriormente, isso deverá ser feito através dos canais do Ministério do Trabalho. Atualmente, os pagamentos podem ser realizados na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, até 18 de dezembro, 239 mil trabalhadores ainda não tinham sacado o abono, totalizando R$ 218,9 milhões disponíveis.

Quem tem direito?

O abono salarial, que pode chegar ao valor de um salário-mínimo, é concedido a trabalhadores e servidores que atenderam aos critérios do programa, incluindo:

  • Ter trabalhos ao menos 30 dias no ano-base;
  • Receber até dois movimentos mínimos mensais, em média;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores da iniciativa privada (PIS) podem consultar as informações na Caixa, enquanto os servidores públicos (Pasep) devem procurar o Banco do Brasil.

Os valores, dados e histórico de abonos podem ser consultados no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no portal Gov.br.

Em 2024, cerca de 24,8 milhões de pessoas deverão receber o benefício, incluindo 21,9 milhões do setor privado e 2,9 milhões do setor público.

Compartilhar Post