Onda de calor deve durar até 21 de fevereiro na Bahia, com temperaturas de até 40 ºC
Publicado em 12 de fevereiro de 2025 às 17:58
A Bahia está enfrentando uma onda de calor, que deve se intensificar até o dia 21 de fevereiro. As temperaturas em algumas cidades baianas podem chegar a 40 ºC, principalmente no centro e centro-norte do estado. Para que um fenômeno seja reconhecido como uma onda de calor, a temperatura precisa ficar pelo menos 5 ºC acima da média durante três dias consecutivos, segundo especialistas.
A meteorologista Andrea Ramos explica que o fenômeno é causado por uma alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuvas. A onda de calor que atinge a Bahia é resultado dessa condição atmosférica. A previsão é de que a calor permaneça até o dia 21, com algumas regiões, como Euclides da Cunha, já registrando 34,4 ºC nas últimas 24h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Salvador e regiões do oeste baiano podem ter chuvas fortes durante esta semana, mas a maior parte do estado ficará sob temperaturas elevadas. As consequências também afetam outras áreas do Brasil, como o Rio de Janeiro, noroeste de Minas Gerais e algumas cidades do Rio Grande do Sul, que deverão perder força a partir de hoje.