Novo crédito consignado do governo tem alta demanda e registra 2,9 milhões de concessões
Publicado em 23 de março de 2025 às 10:30
A nova linha de crédito consignado lançada pelo Governo Federal já contabiliza 2,9 milhões de contribuições às instituições financeiras e 29,3 milhões de simulações de empréstimo desde o início das operações na sexta-feira (21). Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego neste sábado (22).
O chamado Crédito do Trabalhador permite que funcionários formais acessem empréstimos com juros reduzidos, utilizando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia. Até o momento, 6.683 contratos já foram firmados.
A adesão pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS), na aba de Crédito ao Trabalhador. O ministério destacou que o volume de acessos à plataforma foi 12 vezes maior que a mídia semanal dos últimos três meses.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, alertou que os trabalhadores devem analisar com calma as propostas antes de fechar contrato. “O ideal é aguardar as 24 horas permitidas para que todas as instituições habilitadas enviem suas ofertas”, afirmou.
As parcelas do novo consignado serão descontadas diretamente na folha de pagamento por meio do eSocial, respeitando a margem consignável de 35% do salário.