Ministério da Saúde monitora surto de novo vírus da China

Ministério da Saúde monitora surto de novo vírus da China

O Ministério da Saúde acompanha com atenção o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado na China. Embora a doença, que afeta principalmente crianças e causa infecções respiratórias, tenha gerado preocupação no país asiático, o risco de pandemia é considerado baixo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que até o momento não emitiu um alerta internacional. informes do portal Correio.

Marcelo Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, destacou que a pasta mantém diálogo constante com autoridades sanitárias da OMS e de países como a China. “A magnitude das infecções respiratórias relatadas pelo Centro de Controle de Doenças da China (China CDC) é menor do que no mesmo período do ano passado, embora haja aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo HMPV, gripe sazonal e outras doenças respiratórias”, explicou.

O Ministério reforça a importância da imunização, especialmente entre grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades, com vacinas contra a covid-19 e influenza. O uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais, além da higiene frequente das mãos e do uso de álcool em gel, também é recomendado para reduzir a transmissão de vírus respiratórios, incluindo o HMPV.

“A vacinação é uma das maneiras mais eficazes de prevenção, especialmente contra formas graves que podem levar a internações e óbitos”, afirma Gomes.

Compartilhar Post