Medicamentos foram reajustados em até 5,06% em todo o país nesta terça-feira (1)
Publicado em 1 de abril de 2025 às 15:15
A partir desta terça-feira (1º), os brasileiros já vão encontrar os medicamentos mais caros nas farmácias e drogarias de todo o país. A Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), publicada na segunda-feira (31) no Diário Oficial da União, estabelece um novo teto para o reajuste de preços dos remédios.
De acordo com cálculos do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), o aumento pode chegar a até 5,06% em 2025, percentual equivalente à inflação oficial acumulada nos últimos 12 meses. No entanto, esse índice máximo será aplicado a apenas cerca de 7% dos medicamentos disponíveis no mercado.
A CMED orienta os consumidores a consultarem as listas da Anvisa e revistas especializadas que publicam preços de medicamentos, obrigatoriamente disponibilizadas nas farmácias e drogarias.
Caso sejam detectadas irregularidades, os consumidores podem acionar os órgãos de defesa como Procons e a plataforma consumidor.gov.br. Também é possível enviar denúncias diretamente à CMED por meio de formulário disponível na página da Anvisa.