Influenciadores mirins promovem marketing de afiliados com promessas de altos lucros

Influenciadores mirins promovem marketing de afiliados com promessas de altos lucros

Uma reportagem do portal G1, publicada neste sábado (23), revelou como influenciadores mirins têm utilizado redes sociais como Instagram e TikTok para atrair crianças e adolescentes ao mercado de marketing de afiliados, promovendo a venda de cursos em plataformas como Kiwify e Cakto.

Esses jovens ostentam ganhos de até R$ 100 mil com as vendas e, como reconhecimento, recebem brindes que incluem espumantes – bebida alcoólica proibida para menores no Brasil. O g1 identificou ao menos 33 perfis exibindo esse tipo de conteúdo e monitorou as atividades por três meses.

Em postagens, crianças celebram o envio de kits que incluem a bebida alcoólica. Um exemplo é o de uma influenciadora mirim com 457 mil seguidores que exibiu uma cesta enviada pela Kiwify. O CEO da Cakto, Caio Martins, chegou a comentar na publicação: “Só não pode beber esse Chandon kkkkkkk”.

  • Cakto: Afirmou que “os cadastros são realizados exclusivamente por maiores de idade e vinculados a responsáveis legais”.
  • Kiwify: Alegou que o envio dos brindes aos menores ocorreu por engano e prometeu revisar suas operações para evitar novas ocorrências. Também informou que as contas dos menores estão sendo bloqueadas preventivamente para investigação.

O TikTok confirmou ter derrubado os vídeos relacionados em agosto. Já a Meta, responsável pelo Instagram, não se posicionou sobre o caso.

A prática levanta questões éticas e legais sobre a exposição e o envolvimento de menores em práticas comerciais e publicitárias nas redes.

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