Governo da Bahia autoriza desapropriação para avanço das obras do VLT do Subúrbio
Publicado em 10 de outubro de 2024 às 14:03
Uma área de 366.573 metros quadrados, localizada entre o Hospital do Subúrbio e a Avenida 29 de Março, teve a desapropriação autorizada nesta quinta-feira (10), por decreto do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, visa facilitar a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, um projeto que promete beneficiar Salvador e cidades da Região Metropolitana (RMS).
A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), foi incumbida de realizar os procedimentos administrativos e judiciais, se necessário, para efetivar a desapropriação com urgência. O decreto também prevê o pagamento de indenizações com recursos disponíveis para o projeto.
A área corresponde ao segundo trecho do VLT, que abrange os bairros de Paripe, Subúrbio e Águas Claras. O novo modal de transporte terá aproximadamente 37 km de extensão, com 34 paradas, e será integrado ao sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, em pontos como Águas Claras e Bairro da Paz. O projeto será dividido em três trechos:
Trecho 1: Ilha de São João – Calçada (16,66 km);
Trecho 2: Paripe – Águas Claras (9,20 km);
Trecho 3: Águas Claras – Piatã (10,52 km).
O início das obras foi autorizado para junho de 2024, e em julho, o governo já adquiriu equipamentos elétricos e 40 trens em parceria com o Governo do Mato Grosso. A expectativa é que o VLT melhore significativamente a mobilidade urbana na região, oferecendo uma alternativa sustentável de transporte.