Escolas de samba do Rio de Janeiro homenageiam a Bahia no Carnaval de 2024
Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 16:35
O Carnaval de 2024 traz mais uma vez a Bahia como tema de destaque, com três escolas de samba do Rio de Janeiro celebrando a cultura e a história baiana. Após a homenagem da Mangueira ao Ara Ketu e outros blocos afro em 2024, este ano será uma vez das escolas Em Cima da Hora, Unidos de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti.
A Em Cima da Hora, que desfilará na Série Ouro, apresentando o enredo “Ópera dos Terreiros – O Canto do Encanto da Alma Brasileira”. A Unidos de Padre Miguel, por sua vez, homenageará os 200 anos da Casa Branca do Engenho Velho, localizada em Salvador. Já a Paraíso do Tuiuti se envolveu para a Sapucaí a história de Xica Manicongo, a primeira mulher trans documentada no Brasil.
Essas escolas desfilarão em momentos diferentes: o Em Cima da Hora será a penúltima a se apresentar nesta sexta-feira (28), enquanto a Unidos de Padre Miguel abrirá os desfiles da Série Especial no domingo (02). A Paraíso do Tuiuti encerrará as homenagens na última noite do Carnaval, na terça-feira (04).
Essas homenagens reforçam uma forte ligação entre o Carnaval carioca e a rica cultura da Bahia, celebrando figuras históricas e importantes marcos culturais do estado.