A comoção em torno do show de Lady Gaga no Rio de Janeiro, que reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas, serviu de gancho para que Daniela Mercury levantasse um debate sobre a visibilidade da arte brasileira. Em suas redes sociais, a cantora baiana elogiou os espetáculos internacionais, como os de Madonna e da própria Gaga, mas questionou os obstáculos enfrentados por artistas nacionais para alcançar o mesmo reconhecimento dentro e fora do país.
“Assistir a shows grandiosos de artistas norte-americanos, como Madonna e Lady Gaga, no Brasil, é incrível, nos alegra e enriquece cultural e economicamente”, escreveu Mercury. Segundo ela, esses eventos deveriam servir de exemplo para que políticos e a população brasileira compreendam o papel da arte na promoção do turismo, geração de empregos e arrecadação de impostos.
A artista também destacou que há anos investe com recursos próprios na internacionalização de sua carreira e defendeu a criação de mecanismos que incentivem a exportação cultural. “Pagamos altas taxas para exportar nossos shows, sem patrocínios, editais ou leis de incentivo que nos permitam promover a arte brasileira globalmente”, afirmou.