Complexo da Ladeira da Misericórdia, projeto de Lina Bo Bardi, avança em requalificação pela Prefeitura de Salvador
Publicado em 13 de abril de 2025 às 11:45
O Complexo da Ladeira da Misericórdia, que inclui o icônico Espaço Coaty e três edificações históricas concebidas pela renomada arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi na década de 1980, segue em processo de requalificação pela Prefeitura de Salvador. A proposta da gestão municipal é transformar o espaço em um polo de ativações culturais e residências artísticas, fortalecendo o Centro Histórico da capital baiana.
Durante recente vistoria ao local, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), convocou uma força-tarefa com órgãos municipais para impulsionar o projeto. Atualmente, participam da obra equipes da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), Superintendência de Obras Públicas de Salvador (SUCOP), Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), Diretoria de Iluminação Pública (DISIP) e Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).
Nos últimos meses, as ações se concentraram em estudos técnicos e pesquisas aprofundadas sobre o projeto original de Lina Bo Bardi, respeitando o legado da arquiteta, cuja obra priorizava a integração entre arquitetura, sociedade e cultura.
Localizado entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o complexo será, enfim, ativado como um centro de incubação educacional e artística, exatamente como idealizado por Lina. A gestão e curadoria do espaço ficarão a cargo da Associação Cultural Pivô, organização sem fins lucrativos com atuação reconhecida na promoção de práticas artísticas contemporâneas.
O trabalho de Lina Bo Bardi em Salvador teve reconhecimento internacional pela sua abordagem inclusiva e voltada à valorização das culturas locais.