Complexo da Ladeira da Misericórdia, projeto de Lina Bo Bardi, avança em requalificação pela Prefeitura de Salvador

Complexo da Ladeira da Misericórdia, projeto de Lina Bo Bardi, avança em requalificação pela Prefeitura de Salvador

O Complexo da Ladeira da Misericórdia, que inclui o icônico Espaço Coaty e três edificações históricas concebidas pela renomada arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi na década de 1980, segue em processo de requalificação pela Prefeitura de Salvador. A proposta da gestão municipal é transformar o espaço em um polo de ativações culturais e residências artísticas, fortalecendo o Centro Histórico da capital baiana.

Durante recente vistoria ao local, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), convocou uma força-tarefa com órgãos municipais para impulsionar o projeto. Atualmente, participam da obra equipes da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), Superintendência de Obras Públicas de Salvador (SUCOP), Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), Diretoria de Iluminação Pública (DISIP) e Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Nos últimos meses, as ações se concentraram em estudos técnicos e pesquisas aprofundadas sobre o projeto original de Lina Bo Bardi, respeitando o legado da arquiteta, cuja obra priorizava a integração entre arquitetura, sociedade e cultura.

Localizado entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o complexo será, enfim, ativado como um centro de incubação educacional e artística, exatamente como idealizado por Lina. A gestão e curadoria do espaço ficarão a cargo da Associação Cultural Pivô, organização sem fins lucrativos com atuação reconhecida na promoção de práticas artísticas contemporâneas.

O trabalho de Lina Bo Bardi em Salvador teve reconhecimento internacional pela sua abordagem inclusiva e voltada à valorização das culturas locais.

Compartilhar Post