Brasil produzirá primeira vacina 100% nacional contra a dengue, anuncia Presidente Lula
Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 17:32
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (25), a produção da primeira vacina totalmente nacional e de dose única contra a dengue. O imunizante será fabricado em larga escala, com previsão de 60 milhões de doses anuais a partir de 2026, podendo ser ampliado conforme a demanda e a capacidade produtiva.
A iniciativa faz parte da estratégia do governo para fortalecer a indústria nacional e garantir autonomia na produção de imunizantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento total no projeto é de R$ 1,26 bilhão, com apoio do Novo PAC. A vacina será oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a população entre 2 e 59 anos. Além disso, estudos estão sendo conduzidos para ampliar a faixa etária atendida e avaliar a coadministração com a vacina contra a chikungunya, com investimentos adicionais de R$ 68 milhões.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que o desenvolvimento da vacina exigiu testes complexos para garantir a proteção contra os quatro sorotipos da dengue. Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que, inicialmente, o imunizante não será destinado a idosos, pois ainda são necessários testes clínicos específicos para esse público.
O governo reforçou a necessidade de manter as ações de prevenção e vigilância contra a dengue até que a vacinação em larga escala seja iniciada.